Engenharia de Biossistemas
- Sobre o Curso
- Fluxo formativo - 2023
- PPC
- Plano de gestão 2019-2020
- Plano de Gestão 2022-2026
- Matriz Curricular
- TCC
- Estágio Supervisionado
- Sábados Letivos
- TCCs dos alunos
- Documentos anteriores
PPC
A Engenharia de Biossistemas integra o uso eficiente e sustentável de novas tecnologias à produção agropecuária, de energia, de fibras e alimentos. Para tanto, o curso de graduação em engenharia de biossistemas reúne em sua matriz curricular conhecimentos nas áreas de energias renováveis, agropecuária digital, economia ecológica, biotecnologia e produção de alimentos e fibras. O engenheiro egresso poderá atuar em diversos setores da indústria e produção de conhecimento sendo capaz de entender, otimizar e modelar sistemas biológicos diversos, considerando os impactos futuros de suas ações.
Plano de gestão 2019-2020
Matriz Curricular
O curso de Engenharia de Biossistemas é ofertado no período da manhã, das 8hs às 12hs30min, de segunda à sexta-feira. As aulas são de 50 minutos cada. Ao final dos 5 anos de curso o aluno completará, no mínimo, 3600 horas de formação.
A formação necessária ao Engenheiro de Biossistemas inclui conhecimentos em áreas distintas que foram organizadas ao longo de 5 anos de forma articulada e concomitante a fim de permitir o cumprimento dos componentes curriculares.
Ao longo dos quatro primeiros semestres, os discentes receberão formação básica sólida em Matemática, Física e Química, a fim de serem preparados para as disciplinas de Engenharia nos semestres posteriores. Também nesses semestres, os discentes receberão sua formação Cidadã e Ética, além dos princípios do Método Científico. A forte formação nos aspectos aplicados da Biologia também se reflete na atribuição de aulas dessa ciência básica a partir do primeiro semestre.
O núcleo de engenharia é ministrado entre o quinto e o oitavo semestre, ao longo dos quais os discentes receberão a formação principal exigida, conforme a Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002. Haverá ainda, a formação nas áreas de produção e processamento de alimentos, energia, tecnologias de precisão para aumento da produção de matérias-primas, sua manutenção num ambiente de mudanças climáticas erráticas, e redução responsável do impacto ambiental causado.
Nos semestres finais o discente receberá formação intensiva em Instrumentação e Controle, com vistas a torná-lo proficiente em projetos e implementação de soluções automatizadas aplicadas à produção e processamento de alimentos, fibras e outros produtos da biotecnologia.
Para conclusão da carga horária formativa, o aluno desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso e realizará, no mínimo, 320 horas de Estágio Supervisionado obrigatório.
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.
Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:
- consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
- desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado.
Para o Curso Superior de Engenharia em Biossistemas, o trabalho de conclusão de curso corresponde a 80 horas e é obrigatório. Poderá ser moldado em diferentes instrumentos como por exemplo, estudos de caso, avaliação de tecnologias, estudos de viabilidade econômica, artigo científico submetido, desenvolvimento de softwares e aplicativos, pedido de patente e registro, dentre outros.
Regulamento TCC (CONCAM pdf)
Anexo 1 TCC - Requimento de orientador e tema (pdf) (doc)
Anexo 2 TCC - Termo de Aceite de Orientações Gerais (pdf) (doc)
Estágio Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Para realização do estágio, deve ser observado o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº. 1204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Nº 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares.
De acordo com as diretrizes curriculares do curso de Engenharia é obrigatório o cumprimento de 320 horas em Estágio Curricular Supervisionado, o qual poderá ser realizado a partir do fim do 6º período letivo.
As atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado serão diretamente relacionadas à área da profissão do Engenheiro de Biossistemas, podendo ser realizado em empresas públicas, privadas, órgãos governamentais ou instituições onde o aluno possa desenvolver suas atividades, empresas ligadas ao setor do agronegócio, sítios, fazendas, laboratórios, campos experimentais e bacias hidrográficas, entre outros.
Etapas e documentos para o estágio (pdf)
Dados para preenchimento do TCE (docx)
Sábados Letivos
17/08/2019 - Cultura de Tecidos
24/08/2019 - Relatório de Visita Técnica
21.09.2019 Produção de Cerveja e Fermentado de uva
TCCs dos alunos
2023
2022
Allan Cesar Gervazio Lamego |
Jessica Carolina Dessibio Vidotto |
Leticia Favero Carminati |
Ligia Oliveira de Moraes |
Nathália Soares Barbosa |
Nilson André Marques |
Rafael Ranal Santoro |
2021